Antes, porém, você sabe realmente o que está por trás deste processo?
Então vamos lá!

 

Autor: Carla Souza

De forma bem sucinta, pode-se dizer que Transformação Digital é uma prática que visa mudar a forma de atender o cliente, passando do meio físico para o digital, utilizando os recursos das NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação).
Tudo isso, porque cada vez mais percebe-se um comportamento de consumo diferenciado do cliente. E esse comportamento continuará mudando com a evolução tecnológica.
É por isso que estar alinhado e preparado para o uso das NTICs é tão necessário. Compondo as tecnologias, é de suma importância que se faça o que conceituamos como Jornada do Cliente, ou seja, gerar uma experiência de consumo relevante para o cliente, na qual ele seja conhecido e atraído a adquirir os produtos e serviços de uma empresa.
Para que isso ocorra ele precisa se sentir engajado e interessado em fazer tais aquisições. E para que ele continue fazendo as aquisições do mesmo ou de outros produtos e serviços, da mesma empresa é importante que ele tenha tido uma boa experiência de compra e por isso, fazer um processo de retenção torna-se imprescindível.

Mas o que as empresas relatam sobre a experiência de transformação digital?

Grande parte afirma que está se transformando digitalmente e por isso estão com grandes desafios para fazê-la acontecer.

Quando se questiona o que estão realizando na prática e como isso está sendo feito, percebe-se que de fato elas estão se preparando, engajando áreas afins, desenhando práticas relevantes, fazendo boas parcerias e mensurando os alcances periodicamente dos resultados que estão atingindo. No entanto, ainda com um foco muito maior nas tecnologias em si do que nas mudanças estruturais e culturais. Sendo que o desafio para a maioria é continuar se preparando para as mudanças que virão.

E é esse o ponto de reflexão aqui!

 

O DESAFIO!

 

Todos sabem que a transformação digital é vital para as organizações e que para que ela ocorra não se trata apenas de utilizar tecnologias, mas, principalmente de fazer planejamentos claros, mudanças estruturais e culturais, engajando todas as áreas da empresa, utilizando o conhecimento dos colaboradores e parceiros, permitindo mudanças sustentadas pelas diretorias, propiciando autonomia e condições de “prototipar” soluções e indicadores que comprovem o alcance do que se tem planejado.

É nesse sentido que ter o apoio de uma Parceira especializada em TI é relevante, pois ela é capaz de apoiar e ajudar a fazer a transformação digital de uma empresa. Pois ela já possui cases que comprovam como fazer isso de modo prático, eficaz e com resultado rápido. Como criar condições para que as outras áreas da empresa realmente participem e se sintam corresponsáveis por essa transformação.

Você deve estar se questionando sobre como uma empresa parceira de TI pode fazer isso estando de fora, não é mesmo?

Bom, a resposta é simples. Justamente porque está de fora, ela consegue identificar, analisar e gerar solução para as necessidades da empresa. Pois ela não está “bloqueada”, “imersa na cultura da empresa”, pontos que muitas vezes fazem com que os colaboradores não percebam ou não aceitem que se trata de uma necessidade de melhoria. Além disso, ela possui experiências com outras empresas, então ela já conhece pontos que são muito comuns no processo de transformação digital e é por isso que ela consegue fazer esse trabalho de modo tão peculiar, especializado e com garantia rápida de retorno.
É claro que como qualquer serviço, é importante conhecer a consultoria e o quanto ela realmente é capaz de te atender.

É claro que outros segmentos apoiam sim, mas nas suas especialidades.

Cada um tem um papel fundamental.

 

Sobre o Autor

Carla Souza

Carla Souza 

Apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas. Possui longa experiência com formação de talentos no âmbito corporativo, inclusive para o segmento de tecnologia e comercial. Com uma extensa experiência em diversos clientes, procura sempre entender suas reais dificuldades e como pode contribuir para propiciar aumento de receita, produtividade e alavancagem de seus negócios.

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