É muito comum que em datas sazonais exista um grande volume de acessos simultâneos em aplicações e sites de comércio eletrônico. Porém, nem sempre os sistemas estão preparados para aguentar essa carga toda, colocando empresas em potenciais situações de prejuízo financeiro.
Pesquisas apontam que:
- O esperado hoje em dia é que um site carregue totalmente em até 2 segundos;
- Depois de 3 segundos de espera, 40% dos visitantes já abandonam a página;
- Para cada segundo de lentidão no carregamento da página, são perdidos 2% de conversão;
- Sites que apresentam lentidão, instabilidade ou chegam a ficar fora do ar, o mínimo de tempo que seja, perdem relevância nas buscas do Google.
Para evitar essas perdas, felizmente existe uma solução: o Stress Test (ou teste de estresse no nosso bom português), criado especialmente para avaliar a capacidade de carga suportada por um sistema, garantindo que ele se mantenha estável mesmo durante as datas de maior acesso de usuários.
Entenda agora como funciona o Stress Test e por que você precisa fazê-lo.
O que é o Stress Test
O Stress Test tem como objetivo testar os limites da aplicação, submetendo-a a situações extremas para avaliar o seu comportamento. Logo é possível observar até onde o sistema consegue ser exigido e quais falhas (caso existam) precisam ser corrigidas para que suporte o volume desejado e/ou esperado.
Primariamente, o Stress Test tem dois objetivos: identificar o limite suportado pelo sistema e qual o seu comportamento após a falha.
No portfólio de Testes da Yaman, por exemplo, são executados além dos Testes de Estresse, também os Testes de Capacidade e Testes de Carga no sistema eleito pelo cliente para:
- Validar se os sistemas estão preparados para atender um aumento de acessos previstos e identificar antecipadamente quais ajustes serão necessários;
- Certificar como os sistemas se comportam diante de um volume de acesso além da sua capacidade, validando mensagem de erros, resiliência e estratégia de escalabilidade para aplicar ajustes necessários;
- Realizar uma análise proativa na identificação de oportunidades de melhoria em performance.
Cenários que geram a necessidade do Stress Test
Como dito anteriormente, é comum que em datas sazonais haja um grande pico de tráfego de dados e acessos em diferentes plataformas e aplicações. No entanto, existem outros cenários que também implicam a necessidade de fazer um Stress Test. Exemplo:
- Além das épocas festivas, um e-commerce talvez experiencie uma alta nos acessos durante um período de grande promoção;
- Campanhas de inscrições, matrículas ou atualizações cadastrais, com datas limites;
- Geração massiva de relatórios para análises em épocas de planejamento;
- Quando um blog é citado por um veículo de grande relevância, gerando um número de acessos que pode derrubar o site.
Entenda o fluxo de aplicação do Stress Test
Na Yaman é trabalhado um processo bem alinhado de forma a entregar a melhor solução de Stress Test possível ao cliente, a partir de um fluxo de 6 etapas:
1 – Alinhamento inicial
Conhecimento sobre o sistema e mapeamento de funcionalidades que serão validadas;
2- Plano de testes
Envio de documento com a estratégia planejada para execução dos testes como as funcionalidades que serão validadas: volume de usuários, tempo de resposta, etc;
3 – Mapa de monitoramento
Relação dos itens a serem monitorados durante os testes;
4 – Automação
Desenvolvimento dos robôs que simularão a interação dos usuários com o sistema alvo e componentes relacionados;
5 – Simulação de cargas
Execução da bateria de testes. As cargas são executadas, simulando o tráfego de dados requerido para identificar o comportamento do sistema e infraestrutura;
6 – Coleta e análise
Consolidação dos resultados dos testes, identificação dos gargalos e recomendações para melhorias de performance.
Por que o Stress Test é tão importante para a minha empresa?
Por mais claro que talvez já esteja, vale a pena ratificar o porquê da contratação do serviço de Stress Test ser tão importante para se realizar na empresa:
- O Stress Test te dá a tranquilidade em saber que a sua aplicação estará funcionando 100% naquele dia/período que você precisará;
- Ele antevê problemas de estabilidade;
- Ele identifica melhorias que podem ser feitas para aumentar a performance do seu sistema.
Prefere estar preparado para a Black Friday 2021, ou arriscar perder vendas? Então faça agora o Stress Test da Yaman! Acesse: