Por Andrey Coelho
Vivemos na era digital, período que trouxe consigo uma série de benefícios e avanços substanciais, mas também expôs as empresas a novos riscos e fortes ameaças. De acordo com o site The Hacker News, a principal tendência em cibersegurança para 2023 é a segurança de aplicações – Application Security. É mais do que cuidado ou mera tendência: é uma necessidade real. Com a crescente adoção de tecnologias digitais e a demanda por aplicativos móveis e da web, enfrentamos um número progressivo de vulnerabilidades e ameaças cibernéticas.
Cuidar da segurança das aplicações é fundamental para garantir, em primeiro lugar, a proteção de dados confidenciais e a privacidade de seus usuários e clientes, além de proteger contra invasões com pedidos de resgates para o restabelecimento das operações, evitando enormes impactos tanto do ponto de vista financeiro como também de imagem. Entenda os principais itens de preocupações relacionados a este tema:
Proteção de dados e privacidade do usuário: aplicativos mal protegidos podem expor informações confidenciais de clientes e empresas, tornando-se alvos fáceis para violações de dados. Ao investir em segurança de aplicações, garantimos a proteção desses dados e preservamos a confiança dos usuários. Em uma pesquisa realizada recentemente, constatamos que a segurança de um app é praticamente três vezes mais relevante que um SAC eficiente.
Conformidade regulatória: a crescente quantidade de regulamentações, como GDPR, LGPD e CCPA, exige que as empresas garantam a proteção de dados e a privacidade do usuário. Códigos maliciosos são grandes brechas de segurança expondo a este risco até mesmo empresas que investiram milhões, pois não gerenciam o seu código.
Reputação da marca: uma violação de dados pode causar danos irreparáveis à reputação de uma empresa. Investir em segurança de aplicações ajuda a proteger a marca e demonstra um compromisso com a privacidade e a segurança do usuário.
Redução de custos a longo prazo: os custos associados a violações de dados e incidentes de segurança podem ser astronômicos. Investir em segurança de aplicações pode ajudar a prevenir esses incidentes e, consequentemente, reduzir custos a longo prazo.
E como ter aplicações seguras em um ambiente complexo com múltiplos squads? Para resolver de forma efetiva, é necessário olhar com a ótica de segurança todo o ciclo de desenvolvimento de um produto. Da ideação até quando ele estiver rodando a pleno vapor; e através de uma esteira definitiva para aplicações modernas, conseguimos de forma ágil e eficiente entregar aos nossos clientes o que chamamos de Security by Design. Ou seja: o produto é concebido com o viés de segurança evitando retrabalho ou vulnerabilidades.
Em sistemas já em produção é possível rapidamente ter uma visão geral das vulnerabilidades de todos os códigos da organização e, através da rápida priorização de acordo com a exposição aos riscos, corrigir e reduzir drasticamente as brechas existentes. O enfoque precisa ser oferecer soluções abrangentes para ajudar a implementar práticas de desenvolvimento seguro by design, gerenciando efetivamente tais vulnerabilidades e preservando a imagem positiva de marcas e seus stakeholders.