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Acessibilidade digital é uma oferta do seu e-commerce?

Você provavelmente se preocupa em disponibilizar as melhores ofertas em seu e-commerce ou marketplace, mas neste artigo vamos entender que a acessibilidade digital precisa fazer parte da visão estratégica do seu negócio.

Qualidade, variedade de produtos, frete competitivo, bons preços, boa comunicação e divulgação, tudo isso são premissas básicas e estratégicas para o bom desempenho do seu negócio digital.

Para atrair e fidelizar os clientes, todos os dias são dedicadas boas horas de empenho e trabalho em marketing, comunicação, tecnologia e vendas.

Mas você já se questionou sobre a acessibilidade digital da arquitetura e desenvolvimento da sua aplicação? 

Ou simplificando, seu e-commerce é acessível?

Em 2004 um decreto federal tornou obrigatório, desde então, que todos os portais e sites dos órgãos da administração pública atendam a padrões de acessibilidade digital

E em 2015, foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que torna obrigatória a acessibilidade nos sites da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no Brasil ou por órgãos de governo.

Ter um e-commerce acessível também abre vantagem na concorrência.

Mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e a retomada gradual do comércio físico, os e-commerces tendem a crescer ainda mais. 

Segundo o último estudo realizado para o E-commerce Brasil, a expectativa é que os pedidos pela web aumentem em 8% até o final de 2022. Totalizando 379 milhões de compras neste ano. 

E segundo os últimos dados populacionais do Brasil, foram contabilizados pelo IBGE em 2010, quase 46 milhões de pessoas com deficiência. Sendo considerada deficiência a declaração de dificuldade agravada ou total de enxergar, ouvir, se locomover, ou possuir declaração médica oficial de deficiência mental/intelectual.

Tornar um e-commerce acessível é também atingir ¼ de todos os clientes brasileiros que não conseguem fazer suas compras online porque o site não é acessível para eles. É também abrir uma grande vantagem junto à concorrência.

Maior a acessibilidade digital, maior alcance do seu negócio!

Vamos propor um outro questionamento: você sabe como um cego faz compras em e-commerce?

Deficientes visuais se utilizam de leitores de tela que transmitem em áudio, as informações e indicação do conteúdo que as pessoas visuais enxergam ao acessar o site ou aplicativo. 

Mas para que isso ocorra com eficácia todo o desenvolvimento da aplicação precisa ser acessível, é necessário todo um trabalho de adaptação da arquitetura, design e layout do site, e-commerce, portal, aplicativo, ou qualquer outro conteúdo digital.

Caso o contrário, o leitor não vai saber identificar o botão de “comprar”, por exemplo.

E sabe o que é mais interessante? 

Quanto maior é a acessibilidade digital de um e-commerce, mais alcance ele vai ter para as buscas de seus clientes.

Ao criar sites, portais, e-commerces e aplicativos acessíveis são otimizadas as estratégias de SEO, o que faz o conteúdo ter mais e melhor indexação nas buscas do Google e nas redes sociais. E com isso os algoritmos trabalham a favor da aplicação web e aumentam a visibilidade da sua empresa.

Além de ser uma responsabilidade social de impacto essencial, ter um negócio acessível só traz vantagens para o crescimento dele mesmo! 

Ou seja, a acessibilidade digital é uma oferta que tem estar sempre no seu e-commerce!

E para tornar isso possível, a Yaman criou um centro de acessibilidade digital chamado Yaman inclusive, com  um time robusto composto por uma pessoa com deficiência e outra não, que trabalham duro, com muita pesquisa, estudo, testes e tecnologia, para tornar os negócios digitais acessíveis para todos! 

Saiba mais sobre o Yaman Inclusive em nossa landing page.

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