Ir para o conteúdo

O que é acessibilidade digital?

Princípio da igualdade: neste artigo vamos entender o que é acessibilidade digital e porque a inclusão digital é tão importante.

O conceito sobre acessibilidade é bastante simples, consiste em oferecer possibilidades de transpor barreiras que existem na sociedade, e garantir que todas as pessoas possam participar dos diversos âmbitos sociais.

Essas barreiras podem estar presentes nas vias de tráfego, construções arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações, na informação, nas ferramentas tecnológicas e, principalmente, nas atitudes. O tipo de acessibilidade que vamos aprofundar é a acessibilidade digital.

Ao pensar em acessibilidade digital, ou acessibilidade virtual, significa garantir que todas as pessoas possam acessar, compreender, utilizar, interagir e contribuir com o meio digital. É garantir que documentos digitais, sites e aplicativos não tenham barreiras de acesso e que possam ser interpretados pelos recursos de tecnologia assistiva (mouses e teclados adaptados, leitores de tela para deficientes visuais, etc.).

A acessibilidade digital permite a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web, independente de suas dificuldades e necessidades especiais. Este também é um ponto de atenção do porque a inclusão digital é importante para a nossa realidade socioeconômica. 

Acessibilidade digital no Brasil

Só no Brasil, há cerca de 46 milhões de pessoas com deficiência (último Censo 2010/IBGE) que encontram dificuldades ou não conseguem acessar sites ou aplicativos. 

A pesquisa considera deficiência a declaração de dificuldade agravada ou total de enxergar, ouvir, se locomover, ou possuir declaração médica oficial de deficiência mental/intelectual.

Isso significa que cerca de 24% da população no Brasil, ou seja, quase 1/4 dos brasileiros sofrem dificuldades por falta de acessibilidade, tanto no mundo físico, como no mundo digital. 

A responsabilidade de tornar o ambiente digital mais inclusivo também é lei. A Lei Brasileira de Inclusão 13.146 (LBI) torna a acessibilidade lei nos sites da internet “mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país”. (Art. 63).

Promover a autonomia e a acessibilidade digital da pessoa com deficiência é uma responsabilidade de cumprir um direito, é o princípio da igualdade e da oportunidades de todas as pessoas. 

Yaman Inclusive

A importância da Acessibilidade Digital está na transformação do Mundo! E nós da Yaman acreditamos que podemos transformar o mundo juntos!

Por isso foi criado o Yaman Inclusive, um Centro de Acessibilidade Digital com um time completamente dedicado, composto por pessoas visuais e não visuais, que trabalha duro, com muita pesquisa, estudo, testes e tecnologia, para tornar seu negócio digital acessível para todos!


Saiba mais sobre o Yaman Inclusive

Fique por dentro das novidades do mercado

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que há de novo em aplicações, performance, segurança e tecnologias.

Entregue uma experiência de uso incrível, livre de erros e bugs, para os seus clientes!

Fale com nossos especialistas

Partners