Ir para o conteúdo

O que é Continuous Testing e por que usá-lo na sua empresa

Como uma parte indispensável da prática DevSecOps, o Continuous Testing se responsabiliza por criar uma certeza e tranquilidade de que a aplicação de testes será entregue e devidamente testada.

Dito isso, vamos entender mais a fundo o que é o Continuous Testing e porque você deve aplicá-lo na sua empresa

O que é o Continuous Testing?

O Continuous Testing nada mais é do que a automatização de testes em aplicações. É o processo de execução de testes automatizados como parte do pipeline de entrega de software para obter feedback sobre os riscos de negócios associados a um lançamento de software o mais rápido possível.

O Continuous Testing não se trata apenas de executar scripts e também não requer necessariamente uma equipe Agile, tornando assim o seu processo mais dinâmico e completo. Ele foca nos riscos que o negócio pode apresentar, fornecendo insights sobre a possibilidade ou não do lançamento do software.

Outras práticas que envolvem o Continuous Testing são a aplicação da virtualização do serviço e o gerenciamento de dados de teste, realizando testes exploratórios para expor problemas de “grande bloco” no início de cada interação.

Não se trata apenas de novas ou diferentes ferramentas, mas sim de uma transformação mais profunda nas pessoas e processos, bem como nas tecnologias.

Os 5 principais atributos do Continuous Testing

O Continuous Testing possui atributos muito importantes que devem ser destacados. São eles:

  • Alocar orçamentos de teste adequados e se concentrar na atualização de suas habilidades de teste;
  • Atender às demandas de frequência de lançamento e oferecer suporte ao Continuous Delivery;
  • Incluir testadores como parte de suas equipes de Continuous Integration; 
  • Automatizar testes funcionais de ponta a ponta;
  • Teste de mudança Shift-left, para o início do ciclo de vida de desenvolvimento.

Para empresas que seguem essas cinco práticas recomendadas, o teste é uma maneira de ganhar velocidade e eficiência, em vez de um gargalo para entregar com mais rapidez.

Por que a sua empresa deve usar o Continuous Testing?

Não é de hoje que podemos dizer que “tudo é software”. Ele é a chave para a criação de uma vantagem competitiva em todos os mercados, pois as empresas não desfrutam mais do luxo de selecionar “velocidade” ou “qualidade” ao fornecer um software, é necessário ter os dois.

Executado corretamente, o Continuous Testing serve como peça central do processo ágil, realizando testes automatizados como parte do pipeline de entrega da aplicação para fornecer feedbacks baseados em risco o mais rápido possível.

Dominar o Continuous Testing é essencial para controlar o risco do negócio, devido à maior complexidade e ritmo da entrega de aplicativos modernos.

Quer saber mais sobre tecnologia?

Fique por dentro das novidades do mercado

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que há de novo em aplicações, performance, segurança e tecnologias.

Entregue uma experiência de uso incrível, livre de erros e bugs, para os seus clientes!

Fale com nossos especialistas

Partners