Caso de Sucesso
Azul Seguros
Azul Seguros investe em testes de software e infraestrutura. Com isso, garante a melhor experiência do usuário em suas plataformas durante ação da rede Globo.
Com apoio da Yaman, as aplicações da Azul Seguros funcionaram sem queda de sistema, suportando mais de 50 mil usuários simultâneos durante ação publicitária no reality show mais famoso do Brasil.
Desafios
Grande volume de acessos sem cair e sem comprometer a experiência do usuário
A Azul Seguros promoveu uma grande ação para divulgar sua nova modalidade de seguros de automóveis, o produto Azul Seguro Auto por Assinatura, que é 100% digital, com preço acessível, pagamento mensal e sem taxa de adesão. No dia 17 de abril de 2022, a marca foi patrocinadora de uma das provas finais do Big Brother Brasil 22, da TV Globo.
Devido à grande popularidade do programa, que tem enorme audiência no país, ainda mais nos dias de prova do líder, as plataformas do Produto Azul Seguros deveriam suportar o grande volume de acessos sem cair e sem comprometer a experiência do usuário.
Os desafios eram:
- Como manter a experiência do usuário, algo tão importante na cultura da Porto Seguro, em perfeito funcionamento durante a campanha do BBB?
- Como lidar com um volume de acessos tão grande, sem ter nenhuma indisponibilidade e sem extrapolar custos com nuvem?
Em conjunto com a Yaman, empresa de engenharia e qualidade de software, parceira da Porto Seguro há mais de 9 anos, foram estabelecidas algumas metas:
- Montar um ambiente de testes robustos o suficiente para simular o real comportamento no dia D;
- Construir os robôs que pudessem simular o comportamento humano e utilizá-los para testar e estimular a plataforma com alto volume de carga e acessos simultâneos espalhados pelo mundo;
- Executar testes de carga e stress sem impactar a produção atual;
- Identificar possíveis gargalos, a capacidade e o throughput da plataforma;
- Remover possíveis gargalos realizando melhorias em códigos, utilizando técnicas modernas para que uma aplicação seja rápida e eficiente ao mesmo tempo, sem extrapolar custos com cloud.
Ao longo de três meses de projeto, depois de diversos testes e melhorias implantadas, conseguimos alcançar as expectativas de volume que foram definidas inicialmente.
Resultado
Os números foram muito satisfatórios!
- Foram simulados 50.000 usuários/acessos simultâneos sem queda de sistema;
- Não houve indisponibilidade e/ou lentidão nas aplicações durante a divulgação no BBB, permitindo que a ação acontecesse sem complicações.;
- Além disso, a Azul Seguros ao realizar a implementação das 34 recomendações de melhorias indicadas pela Yaman, obteve redução de custo com cloud sem perder a performance.