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Lidere para uma época PÓS-COVID (“o novo normal”)

O artigo reúne diversas dicas valiosas de gestão de times para o “novo normal”. Confira, nas próprias palavras do nosso CEO:

Após o comunicado da implantação da quarentena pelo governo, no dia 16 de março de 2020 tomei a decisão de comunicar todos os colaboradores que a partir dia 17 eles iriam trabalhar em suas casas, sem data de volta para o escritório.

Neste período crescemos 35 %, contratamos e fizemos on-boarding digital de 60 pessoas.

E como foi este processo de gestão de crise para mim, CEO de uma empresa de tecnologia? Quais práticas de gestão tenho utilizado no dia a dia e o que aprendi com tudo isso?

Mas primeiro uma constatação. Na Yaman nós já tínhamos uma cultura ágil e todas as nossas ferramentas já estavam na nuvem e, sem dúvida, estes pontos facilitaram muito nossa transição.

Pesquise e leia muito sempre.

Leitura é sempre muito recomendada para todos os gestores, e em situações nunca vividas, a leitura é ainda mais recomendada para nos ajudar a tomar a decisão com o máximo possível de fundamento.

No início da pandemia li muito sobre gestão de crises, pandemias anteriores, vírus, dados e cases de outros países.

Seja curioso e consuma o máximo de informação possível sempre, pois quanto mais informações você obtiver, mais fácil será a tomada de decisão.

Ouça e esteja sempre com seu time

Ao me reunir com meu time para discutir a questão da pandemia e do trabalho remoto pela primeira vez, muitas dores, preocupações e pontos de ansiedade pelo que estaria por vir, foram colocados na mesa.

Juntos separamos problemas reais de hipóteses ou suposições e criamos um plano para endereçar apenas o que realmente precisava ser tratado.

Compartilhe suas decisões e suas ideias com pessoas de sua confiança

Quando tomei a decisão de colocar todos para trabalhar remotamente, a primeira coisa que fiz foi compartilhar esta decisão em um grupo de grandes amigos CEO’s, que respeito muito, e ouvir que alguns deles também estavam tomando a mesma decisão foi muito confortante e isso ainda me fortaleceu ainda mais.

Estabeleça horários e busque o equilíbrio

O que mais ouvi nesta quarentena é que todos estávamos trabalhando muito mais que AC (antes do covid) e realmente nas primeiras semanas estava trabalhando cerca de 18 horas por dia.

Mas ao perceber este cenário nada salutar, reorganizei minha agenda e defini espaços para atividades físicas, estudos, almoço e tempo para a família. Aos finais de semana busco o distanciamento do celular para sair do “ambiente de trabalho”.

Acredito que esta prática seja fundamental para a saúde física e mental

Estabeleça rotina com seu time

Hoje completo 100 reuniões que iniciamos os dias as 8 da manhã com uma daily meeting com toda a diretoria.

Repassamos nossas atividades em nosso kanban e também acompanhamos indicadores crucias do nosso negócio e diariamente tomamos todas as decisões para sempre gerar mais valor para os clientes, yamanos e acionistas.

Além das reuniões diárias realizo one-a-one com todos eles semanalmente, onde endereçamos necessidades particulares, feedback, estratégias de cada área etc.

Remoto sim, distante nunca

Antes do Covid, reuníamos a empresa toda há cada 3 meses. Agora, nos reunimos mensalmente para apresentar os resultados do mês, além de inserir plataformas de engajamento como o Kahoot!.

Crie e acompanhe indicadores

Defina 5 indicadores que representem o que é realmente importante para o negócio e acompanhe semanalmente ou mensalmente.

Faça um drill down nos indicadores ruins e nos que estão acima da média. Nos ruins construa um plano de ação e nos bons, aprenda o que está sendo feito para, se possível, replicar as boas práticas.

Faça gestão de seu caixa

Anos atrás, aprendi com um conselheiro da Yaman que o principal indicador que o CEO deve ser preocupar é com caixa. Gestão de fluxo de caixa é fundamental em qualquer empresa, e em tempos de crise, precisa ser acompanhando ainda mais de perto, no detalhe!

Converse com seus clientes e ganhe presentes!

Por questões de deslocamentos e agenda, era praticamente impossível fazer a quantidade de reuniões que realizamos atualmente.

Devido as reuniões via video chamada, consegui realizar ainda mais reuniões, com uma amplitude de interlocutores dentro dos clientes infinitamente maior que AC.

Durante estas reuniões, tive a grande oportunidade de me aproximar ainda mais dos clientes e receber inúmeros feedbacks valiosíssimos, que considero que são verdadeiros presentes para qualquer negócio, além de gerar novas oportunidades de negócio.

Faça pesquisas internas e externas

Além do NPS, que utilizamos para medir a satisfação dos nossos clientes, realizamos diversas pesquisas com nossos colaboradores para identificar problemas comuns que poderíamos resolver de forma simples, em vários momentos da pandemia.

Estas pesquisas nos ajudaram a mapear e endereçar necessidades básicas, como providenciar monitor e cadeira para a casa do yamanos, e também nos ajudou na conclusão que “Work Anywhere” é o formato preferencial de trabalho da Yaman.

Yaman WorkAnywhere

Eu sempre fui favorável ao home office, pois eu conseguia produzir mais evitando distrações e desperdício de tempo com deslocamentos e também sempre acreditei que pessoas felizes produzem mais e melhor.

No conceito Yaman WorkAnywhere, não importa o local de onde você se conecta.

Não importa se você está em casa, no escritório ou em centros de convivências como o Yaman Lounge.

O que realmente importa é que a pessoa esteja feliz para poder trabalhar e atender o cliente da melhor forma possível.

Mas é claro que também atuaremos em clientes com necessidades de trabalho local, com nosso time equipado e seguro, porém acredito que empresas que praticarem o modelo de WorkAnywhere terão vantagens competitivas na hora de contratar talentos em um mercado tão disputado quanto o mercado da tecnologia.

Importante salientar que na Yaman determinamos que para este conceito funcionar corretamente, as reuniões deverão acontecer somente através de um meio, seja ele digital ou físico, levando em consideração que 100% dos participantes devem usar o mesmo meio.

Conclusão

Sempre ouvi o segue ditado: “Mares calmos não formam bons marinheiros”.

Após este último período, tenho certeza que este ditado é verdadeiro e que esta grande tormenta que passamos nos últimos meses, colocou a prova todos os líderes e formou excelentes marinheiros.

Andrey Coelho
CEO Yaman

#gestao #vamosvirarojogo #workanywhere

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