Ir para o conteúdo

Jornada de Otimização: o que é e como ela pode salvar a sua aplicação

É muito comum que as aplicações apresentem gargalos e degradações como instabilidade, indisponibilidade ou tempo de resposta alto. Porém, ao longo do tempo, esses problemas podem virar uma bola de neve, causando grandes prejuízos ao negócio.

As possibilidades de perdas financeiras são inúmeras. Além de multas e processos, em situações de impossibilidade do usuário fazer um saque em um aplicativo bancário, por exemplo, o potencial de perda de vendas de produtos e serviços é enorme. Isso sem mencionar os impactos de reputação e credibilidade da imagem da empresa, principalmente em datas sazonais importantes como a Black Friday.

Pesquisas apontam que: 

  • O esperado hoje em dia é que um site carregue totalmente em até 2 segundos
  • Depois de 3 segundos de espera, 40% dos visitantes já abandonam a página;
  • Para cada segundo de lentidão no carregamento da página, são perdidos 2% de conversão;
  • Sites que apresentam lentidão, instabilidade ou chegam a ficar fora do ar, o mínimo de tempo que seja, perdem relevância nas buscas do Google.

Esses tipos de problemas podem ser corrigidos e mitigados a partir de um serviço que a Yaman tem experiência em executar: a Jornada de Otimização. Entenda agora o que é e como ela pode salvar a sua aplicação.

O que é a Jornada de Otimização

Como o próprio nome diz, a Jornada de Otimização é um ciclo de análise, diagnóstico e otimização de processos de sistemas que apresentem algum gargalo de execução. Às vezes, pequenos ajustes e recomendações já são o suficiente para mitigar um pequeno problema que poderia se tornar algo muito pior.

Com a premissa de menor esforço e maior ganho dentro do ambiente produtivo, a Jornada de Otimização segue o seguinte fluxo:

O que é a Jornada de Otimização

1 – Entendimento inicial

Conhecimento sobre o sistema e mapeamento de funcionalidades que serão validadas;

2 – Mapa de monitoramento

Relação dos itens a serem monitorados durante os testes;

3 – Coleta e análise de dados

Consolidação dos resultados dos testes;

3 – Laudo de recomendações

Identificação dos gargalos e recomendações para melhorias de performance.

A Jornada de Otimização pode ser feita e refeita de acordo com a necessidade que o sistema apresenta, porém, na maioria das vezes, a execução de um ciclo dessa jornada já é suficiente para a resolução dos problemas diagnosticados.

Cenários que geram a necessidade da Jornada de Otimização

Como dito anteriormente, pequenos problemas podem se tornar grandes perdas, e com isso gerar sérios problemas financeiros e de imagem para a empresa. Logo, a Jornada de Otimização vem para sanar o quanto antes esses gargalos e evitar maiores dores de cabeça. Alguns dos cenários que necessitam deste serviço são:

  • Fusão entre empresas que gere aumento na carga de utilização de um sistema;
  • Problemas de acessos ao sistema pelo usuário;
  • Qualquer tipo de instabilidade do sistema;
  • Falhas na execução de processos dentro da aplicação, como problemas em transferências bancárias ou conversões em e-commerces, por exemplo.

Por que a Jornada de Otimização pode salvar a sua aplicação?

Vale a pena ratificar o porquê da contratação do serviço da Jornada de Otimização ser tão importante para se realizar na empresa:

  • A Jornada de Otimização te dá a tranquilidade de saber que a sua aplicação estará funcionando 100% em qualquer data, mesmo com alto número de usuários em atividade;
  • Ela mitiga e soluciona problemas de instabilidade e performance;
  • Ela identifica melhorias que podem ser feitas para aumentar a performance do seu sistema.

Prefere estar preparado para a Black Friday 2021, ou arriscar perder vendas? Então faça agora a Yaman Black Friday Journey clicando AQUI!

Fique por dentro das novidades do mercado

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que há de novo em aplicações, performance, segurança e tecnologias.

Entregue uma experiência de uso incrível, livre de erros e bugs, para os seus clientes!

Fale com nossos especialistas

Partners