Ir para o conteúdo

Stress Test: O que é e por que a sua empresa precisa fazê-lo agora

É muito comum que em datas sazonais exista um grande volume de acessos simultâneos em aplicações e sites de comércio eletrônico. Porém, nem sempre os sistemas estão preparados para aguentar essa carga toda, colocando empresas em potenciais situações de prejuízo financeiro.

Pesquisas apontam que: 

  • O esperado hoje em dia é que um site carregue totalmente em até 2 segundos
  • Depois de 3 segundos de espera, 40% dos visitantes já abandonam a página;
  • Para cada segundo de lentidão no carregamento da página, são perdidos 2% de conversão;
  • Sites que apresentam lentidão, instabilidade ou chegam a ficar fora do ar, o mínimo de tempo que seja, perdem relevância nas buscas do Google.

Para evitar essas perdas, felizmente existe uma solução: o Stress Test (ou teste de estresse no nosso bom português), criado especialmente para avaliar a capacidade de carga suportada por um sistema, garantindo que ele se mantenha estável mesmo durante as datas de maior acesso de usuários.

Entenda agora como funciona o Stress Test e por que você precisa fazê-lo.

O que é o Stress Test

O Stress Test tem como objetivo testar os limites da aplicação, submetendo-a a situações extremas para avaliar o seu comportamento. Logo é possível observar até onde o sistema consegue ser exigido e quais falhas (caso existam) precisam ser corrigidas para que suporte o volume desejado e/ou esperado.

Primariamente, o Stress Test tem dois objetivos: identificar o limite suportado pelo sistema e qual o seu comportamento após a falha.

No portfólio de Testes da Yaman, por exemplo, são executados além dos Stress Test (Testes de Estresse), também os Capacity Test (Testes de Capacidade) e Load Test (Testes de Carga) no sistema eleito pelo cliente para:

  • Validar se os sistemas estão preparados para atender um aumento de acessos previstos e identificar antecipadamente quais ajustes serão necessários;
  • Certificar como os sistemas se comportam diante de um volume de acesso além da sua capacidade, validando mensagem de erros, resiliência e estratégia de escalabilidade para aplicar ajustes necessários;
  • Realizar uma análise proativa na identificação de oportunidades de melhoria em performance.
nuvens

Cenários que geram a necessidade do Stress Test

Como dito anteriormente, é comum que em datas sazonais haja um grande pico de tráfego de dados e acessos em diferentes plataformas e aplicações. No entanto, existem outros cenários que também implicam a necessidade de fazer um Stress Test. Exemplo:

  • Além das épocas festivas, um e-commerce talvez experiencie uma alta nos acessos durante um período de grande promoção;
  • Campanhas de inscrições, matrículas ou atualizações cadastrais, com datas limites;
  • Geração massiva de relatórios para análises em épocas de planejamento;
  • Quando um blog é citado por um veículo de grande relevância, gera um número de acessos que pode derrubar o site.

Entenda o fluxo de aplicação do Stress Test

Na Yaman é trabalhado um processo bem alinhado de forma a entregar a melhor solução de Stress Test possível ao cliente, a partir de um fluxo de 6 etapas:

1 – Alinhamento inicial

Conhecimento sobre o sistema e mapeamento de funcionalidades que serão validadas;

2- Plano de testes

Envio de documento com a estratégia planejada para execução dos testes como as funcionalidades que serão validadas: volume de usuários, tempo de resposta, etc;

3 – Mapa de monitoramento

Relação dos itens a serem monitorados durante os testes;

4 – Automação

Desenvolvimento dos robôs que simularão a interação dos usuários com o sistema alvo e componentes relacionados;

5 – Simulação de cargas

Execução da bateria de testes. As cargas são executadas, simulando o tráfego de dados requerido para identificar o comportamento do sistema e infraestrutura;

6 – Coleta e análise

Consolidação dos resultados dos testes, identificação dos gargalos e recomendações para melhorias de performance.

Por que o Stress Test é tão importante para a minha empresa?

Por mais claro que talvez já esteja, vale a pena ratificar o porquê da contratação do serviço de Stress Test ser tão importante para se realizar na empresa:

  • O Stress Test te dá a tranquilidade em saber que a sua aplicação estará ótimas condições de funcionando naquele dia/período que você precisará dela;
  • Ele antevê problemas de estabilidade;
  • Ele identifica melhorias que podem ser feitas para aumentar a performance do seu sistema.

Prefere estar preparado para a Black Friday 2021, ou arriscar perder vendas? Então faça agora a Yaman Black Friday Journey clicando AQUI!

Fique por dentro das novidades do mercado

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que há de novo em aplicações, performance, segurança e tecnologias.

Entregue uma experiência de uso incrível, livre de erros e bugs, para os seus clientes!

Fale com nossos especialistas

Partners