Ir para o conteúdo

Caso de Sucesso

Grupo Oscar

Aplicações e infraestrutura de TI na Porto Seguro ganham confiabilidade e eficiência

Projeto de cobertura de 100% das aplicações na unidade central que abriga o Data Center da corporação.

Desafios

Assegurar e comprovar milhares de transações, acordos e atendimentos realizados diariamente

  • Implementar uma célula de Certificação Técnica de Aplicações a fim de garantir o perfeito funcionamento de toda a infraestrutura de TI e suas aplicações;
  • Reduzir ao mínimo a indisponibilidade dos sistemas da companhia e os casos de lentidão;
  • Otimizar o consumo de recursos computacionais da empresa, eliminando a necessidade de investimentos em hardware para suportar o incremento constante dos números de acessos.

Solução

Mapeamento e diagnóstico completo da infraestrutura

O primeiro passo do projeto foi o mapeamento e diagnóstico completo da infraestrutura existente, e o detalhamento de como as soluções poderiam melhorar a performance e a qualidade das aplicações, para que a Porto Seguro pudesse utilizar toda a sua capacidade tecnológica disponível de forma eficiente. O grande desafio que se impôs foi o tamanho da companhia, que se tornou uma das maiores no segmento em que atua.

Neste sentido, foi traçado um plano de ação que deveria contemplar, entre outros aspectos, maior estabilidade nos ambientes sistêmicos e aumentar a qualidade das aplicações. Para atingir este cenário, também seria necessário reduzir o impacto negativo causado nos sistemas pela implementação de novas versões ou aplicações, já que estas alterações seriam efetuadas em ambiente produtivo.

Outro ponto igualmente prioritário foi a implementação de célula uma de Certificação Técnica de Aplicações.

SRE

Mais de 70 aplicações

Da Porto Seguro passaram pela célula de certificação.

"Desde que contratamos a solução da Yaman, há cerca de um ano, não registramos incidentes relacionados à capacidade e performance de aplicações. Isso se dá devido ao trabalho que está sendo realizado nas aplicações críticas de cálculo e sinistro de automóvel" explica Márcio José Cândido, coordenador de Suporte – Homologação da Porto Seguro. Denominado "Certificação Técnica de Aplicações", o projeto foi o vencedor do Prêmio efinance 2016

— Márcio José Cândido, coordenador de Suporte da Porto Seguro

Benefícios

Atualização tecnológica da plataforma

Entre os ganhos conquistados na Porto Seguro, podemos citar:

  • Atualização tecnológica da plataforma, de acordo com o roadmap de adoção de novas tecnologias, ferramentas e soluções para a evolução, consolidação e integração das soluções atuais com as estratégias definidas para os próximos anos;
  • Melhoria na performance e na qualidade das aplicações;
  • Maior estabilidade nos ambientes sistêmicos;
  • Aumento na qualidade das aplicações;
  • Redução ao mínimo da indisponibilidade dos sistemas da companhia e dos casos de lentidão;
  • Otimização do consumo dos recursos computacionais da empresa, eliminando a necessidade de investimento de investimentos em hardware para suportar o incremento constante do número de acessos.

Depoimento

Ao longo dos últimos 12 meses, foram feitas mais de 115 análises e geradas mais de 60 recomendações de melhoria

"Uma etapa vencida foi a necessária mudança cultural das equipes de desenvolvimento internas da companhia, que estavam acostumadas a uma determinada rotina de processos. Esta mudança cultural foi imprescindível para o sucesso do projeto, pois, geralmente, no início de uma implementação, as pessoas envolvidas precisam identificar a real finalidade da consultoria e, neste caso, precisavam encarar os profissionais da Yaman como parceiros, e não como auditores dos sistemas, para que, assim, houvesse uma interação maior entre as equipes"

"Agora temos um controle completo. A tecnologia apresentada garante uma melhor utilização da infraestrutura tecnológica da Porto Seguro, mantendo o mesmo parque de hardware e software e aumentando, sensivelmente, a disponibilidade e eficiência na utilização das aplicações. Por meios destas ações, foi possível aumentar os níveis positivos na medição de User Experience, utilizado para medir o grau de satisfação do usuário com os sistemas e aplicações da Porto", conclui o executivo.

Sobre a Porto Seguro

Além de atuar nos principais ramos de seguros patrimoniais e de pessoas, a Porto Seguro oferece, por meio das 27 empresas que fazem parte do Grupo, mais de 50 produtos e serviços, como consórcios, soluções financeiras, proteção e monitoramento, saúde ocupacional, entre outros.

A missão da Porto Seguro é assumir riscos e prestar serviços, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas, garantindo agilidade a custos competitivos com responsabilidade social e ambiental.

Quer suas aplicações com qualidade, performance e segurança na velocidade que seu negócio precisa?

Fale com nossos especialistas