Ir para o conteúdo

Como evitar ciberataques na sua empresa

Os ataques cibernéticos são um grande problema dos dias atuais. Cada vez mais perigosos e recorrentes, os cibercriminosos se aproveitam de brechas e falhas nos sistemas das empresas com o intuito de roubar e ameaçar o vazamento de dados por meio de extorsão.

Conheça algumas medidas importantes para manter os dados da sua empresa, colaboradores e clientes muito bem protegidos.

Antes de qualquer coisa, proteja-se

Muitas empresas negligenciam ou colocam a segurança do seus sistemas em segundo plano, quando na verdade deveria estar em primeiro lugar.

A instalação de programas de segurança, como antivírus, anti-malwares, anti-ransomwares e firewalls é obrigatória para qualquer empresa, pois estes oferecem diversas camadas de proteção e se complementam.

Além disso, ao se proteger, você também estará protegendo os dados dos seus clientes, e a partir da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse assunto se tornou muito mais crítico, demandando novas políticas de proteção e soluções corporativas. 

Eduque seus colaboradores

Muitos dos crimes cibernéticos se aproveitam de falhas humanas, seja por um e-mail falso com um link malicioso ou fazendo o download de arquivos potencialmente perigosos. Os criminosos se aproveitam dessas brechas para terem acesso ao sistema e roubar dados.

Por isso é importante treinar sua equipe e evitar erros básicos de segurança, ensinando como utilizar senhas fortes e desenvolvendo um mindset voltado à proteção tanto de dados pessoais como da equipe e clientes.

Faça uma análise de vulnerabilidade 

Faça uma análise de vulnerabilidade em seu ambiente digital de três em três meses.

Basicamente, trata-se de uma providência que consiste na busca e classificação de falhas na infraestrutura dos sistemas, bem como nos desenvolvimentos incorporados há pouco tempo, nestes é necessária uma análise de vulnerabilidade antes de entrar em operação.

Atualize seus softwares com a intenção de corrigir falhas e evitar brechas no seu sistema, pois novos malwares estão sempre surgindo e os desenvolvedores dos softwares de segurança estão sempre disponibilizando patchs para melhorar e acompanhar esse surgimento.

Aposte em uma gestão de identidade

O monitoramento de logs é uma medida simples, porém muito importante para a segurança da empresa contra comportamentos anormais. Essa prática permite que gestores otimizem as configurações de infraestrutura da rede e mantenham os acessos a ela sempre sob controle.

O sistema também deve ser sanitizado periodicamente: profissionais internos, ou terceiros, que executem projetos que requerem o acesso como “admin” devem, assim que se desvincularem da empresa, perderem o acesso ao sistema por completo.

Tenha um plano de gestão de crise

Conte com um plano de gestão de crise muito bem definido. Saber quem acionar para “apagar o fogo”, quem vai falar com a imprensa, por exemplo. Faça estudos de casos para entender cada elemento que fará parte dessa gestão.

Quer saber mais sobre tecnologia?

Fique por dentro das novidades do mercado

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que há de novo em aplicações, performance, segurança e tecnologias.

Quer suas aplicações com qualidade, performance e segurança na velocidade que seu negócio precisa?

Fale com nossos especialistas

Partners