Ir para o conteúdo

Quais os 5 principais desafios da indústria 4.0?

A 4ª Revolução Industrial não é mais o futuro, é o presente, está acontecendo neste exato momento, e está sendo mais comumente conhecida como Indústria 4.0.

Se trata de uma transformação digital em larga escala e em tempo recorde. E é necessário que as empresas se adaptem rapidamente para que consigam se manter competitivas e vivas nesse novo mercado, pois a todo momento surgem novas organizações já nascidas em meio ao digital.

O importante é saber se você está preparado para toda essa mudança e se está ciente dos desafios que essa nova era traz consigo.

Entenda agora quais são os 5 principais desafios da Indústria 4.0 a serem superados pelos líderes de negócio.

Primeiro desafio: Segurança

Como diria o ditado: “segurança em primeiro lugar”. De fato a segurança deve ser sempre pensada antes de qualquer outra coisa.

Hoje em dia, com a combinação entre ecossistemas digitais e físicos, possibilitando uma interoperabilidade em tempo real, expandimos as possíveis interações, mas também as ameaças.

Com diversas interfaces conectadas à rede, a vulnerabilidade de informações e de vazamento de dados se torna maior para ataques cibernéticos. Além disso, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), com o objetivo de prevenir esse tipo de vazamento de dados pessoais, torna muito mais criteriosa e delicada a adaptação das empresas a esse tipo de cenário.

As empresas devem se prevenir, antecipando essas vulnerabilidades dos sistemas, tanto corporativos quanto operacionais.

Segundo desafio: Falta de habilidade

A falta de mão de obra capacitada também se torna uma dificuldade, pois a todo momento surgem novas tecnologias que exigem novas habilidades de operação, e é necessário que a empresa tenha uma força de trabalho com “destreza digital”, evitando assim falhas de processos e aumentando a eficiência operacional do ecossistema da empresa.

Um meio de superar esse desafio é a organização investir na capacitação dos seus profissionais que já estão dentro de casa, provendo workshops, cursos e mentorias especializados nas novas skills que o mercado digital exige.

Terceiro desafio: Tecnologias legadas

Interoperabilidade é a palavra da vez, e esse também é outro desafio enfrentado pelos líderes das empresas, a interoperabilidade de todas as tecnologias legadas.

Essa é uma grande dor de cabeça quando pensamos que tecnologias desatualizadas podem gerar diversos gargalos operacionais quando é tentado fazê-las trabalhar concomitantemente, pois a interação entre elas e a possibilidade de inovar acaba se tornando limitada.

É necessário contar com um parceiro que irá atuar em conjunto no desenvolvimento e implementação de soluções que enfatizam a modularidade, permitindo novas e constantes atualizações a longo prazo e de forma integrada.

Quarto desafio: Inteligência Artificial (IA)

Um dos principais objetivos da Indústria 4.0 é a criação de um ecossistema cada vez mais independente e altamente cognitivo. E para que isso possa acontecer é necessário o investimento em Inteligência Artificial, que permitirá a criação de modelos de negócios mais efetivos e acelerados, criados a partir da coleta e análise de dados em toda a cadeia produtiva.

Esse se trata de um desafio, pois implementar a inteligência artificial não é uma tarefa fácil, mas necessária, pois uma solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência.

Quinto desafio: Conectividade

Como dito durante o texto, a Indústria 4.0 se trata da interação entre os ecossistemas digital e físico, e  para isso é necessário que haja conectividade. É essa conectividade que faz dessa nova era uma realidade.

A integração de sistemas, o compartilhamento de dados e a transformação de toda essa tecnologia em inteligência, é o desafio que permite dar o desfecho para que as empresas se tornem disruptivas e vívidas no mercado digital, proporcionando uma experiência incrível para o usuário e a possibilidade de monitorar e manter essa experiência.

Quer saber mais sobre tecnologia?

Fique por dentro das novidades do mercado

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que há de novo em aplicações, performance, segurança e tecnologias.

Quer suas aplicações com qualidade, performance e segurança na velocidade que seu negócio precisa?

Fale com nossos especialistas

Partners