Ir para o conteúdo

O que você precisa saber sobre a Indústria 5.0

Já falamos sobre a Indústria 4.0 e como a transformação digital está influenciando a nossa era em outro texto, porém você sabia que em alguns países já está acontecendo a 5ª Revolução Industrial, ou Indústria 5.0?

É sobre ela que iremos falar neste texto.

O que é a Indústria 5.0?

Como já adiantamos, a Indústria 4.0 tem tido um papel muito importante no jeito do ser humano consumir, interagir e se conectar. A interação entre o virtual e o físico se tornou o principal aspecto para que essa 4ª Revolução Industrial acontecesse e tivesse um efeito disruptivo.

A principal diferença entre a Indústria 4.0 e 5.0 é o fator humano. É a nossa capacidade cognitiva, e que é incapaz de ser traduzida ou replicada por um software. O viés humano tem o poder de criar, elaborar, projetar e desenvolver soluções complexas, personalizadas e eficientes para os problemas enfrentados pela atual indústria do digital.

No Japão, por exemplo, já está acontecendo a implementação do conceito da Indústria 5.0. Eles concentram esforços para que haja uma interação na força de trabalho entre robôs e seres humanos em prol de uma sociedade mais inclusiva, saudável e igualitária.

Quais os benefícios da Indústria 5.0?

Entenda o que a Indústria 5.0 tem a agregar ao mundo a partir da premissa de colaboração entre homem e máquina.

A otimização de custos

Ainda existem muitas pessoas que pensam que as máquinas irão substituir os seres humanos e que nós perderemos nossos empregos para a automação. A indústria 5.0 vem para botar abaixo esse mito.

O principal objetivo dessa nova revolução industrial é a de que haja colaboração entre robôs e seres humanos em busca da otimização do trabalho. Logo isso reduzirá custos e aumentará a produtividade.

O impacto ao meio ambiente

Não é de hoje que as máquinas, veículos, indústrias, entre outros fatores, impactam negativamente o meio ambiente.

Estamos na busca de novas maneiras de contribuir para sociedade sem prejudicar nosso ecossistema, e essa é uma das prerrogativas que pautam o nascimento da indústria 5.0. O objetivo é desenvolver tecnologias sustentáveis, melhorando assim a maneira que impactamos o planeta.

O fator humano

O maior diferencial da Indústria 5.0 é o fator humano. Primordial para que possamos customizar as novas tecnologias visando a otimização de processos. Este é o grande objetivo da 5ª Revolução Industrial.

Essa otimização nos permitirá sermos mais produtivos e focarmos no que realmente importa e que exige um toque pessoal, que nenhuma máquina ou inteligência artificial seria capaz de replicar.

Como nos prepararmos para a Indústria 5.0?

O próximo passo é preparar a sua empresa para a chegada dessa nova revolução. É necessário tomar algumas medidas para que a organização esteja atuando em paralelo ao desenvolvimento tecnológico e as inovações que promete a Indústria 5.0.

Veja agora como se preparar.

Invista em tecnologia

Essa medida é algo que já deve ser aplicado desde a Indústria 4.0.

Para uma empresa se manter viva no mercado, é necessário que ela acompanhe a evolução tecnológica e implemente a transformação digital em seu ecossistema, otimizando processos e se tornando presente no meio virtual.

O investimento em tecnologia é uma das metades da laranja no que diz respeito a estar preparado para essa nova Revolução Industrial.

Capacite seus colaboradores

Lembra que dissemos que um dos pilares da Indústria 5.0 é o fator humano? Então, ele é a outra metade da laranja.

Para que uma transformação digital aconteça dentro da empresa, é necessário que haja profissionais altamente capacitados para operacionalizar a tecnologia que está sendo implementada. Sem uma mão de obra qualificada, a tecnologia se torna irrelevante e apenas mais um gasto para a organização que não sabe operá-la.

Invista na qualificação dos profissionais que já estão dentro de casa. É uma forma de cortar caminho, pois eles já vestem a camisa da empresa e têm um conhecimento prévio necessário para o desenvolvimento de habilidades complementares à sua função.

Quer saber mais sobre tecnologia?

Fique por dentro das novidades do mercado

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que há de novo em aplicações, performance, segurança e tecnologias.

Quer suas aplicações com qualidade, performance e segurança na velocidade que seu negócio precisa?

Fale com nossos especialistas

Partners